O placebo se torna eficaz quando seu papel é reduzir a ansiedade do paciente, o que irá reverter respostas psicossomáticas e causando uma sensação de bem-estar. Sendo assim, o placebo acaba sendo efeito importante pois pode ter uma ação curativa sobre mente corpo.
Além disso, existe ainda o efeito Nocebo (deriva do latim, que significa “prejudicar”), termo contrário do efeito placebo, causando um efeito negativo produzido por um medicamento ou outro tratamento. Esse efeito negativo ocorre quando uma pessoa experimenta sintomas negativos ou efeitos colaterais de um tratamento.
O Nocebo gera a crença de que algo irá causar danos leva a uma resposta negativa do corpo. Quando o paciente acredita que um tratamento ou substância irá causar efeitos colaterais ou sintomas negativos, o cérebro pode desencadear uma resposta física real para essas expectativas. Essa resposta pode incluir sintomas como dores de cabeça, náuseas, tonturas e até mesmo piora dos sintomas existentes.
Mulheres, pacientes com ansiedade ou depressão, ou pessoas com uma personalidade pessimista, podem ter um maior risco de desenvolver este efeito.
Com todo carinho
Sua psicóloga
Sâm
O conteúdo é apenas reflexivo e não substitui a psicoterapia para informações acesse link abaixo
Sâmara Gomes
Psicóloga Clínica - CRP 22/00695
Sâmara Gomes
Psicóloga Clínica - CRP 22/00695
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta-feira
das 08h às 21h.
©Copyright 2023 - - Sâmara Gomes. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Robson Ribeiro