O estigma que é direcionado a pacientes com transtornos mentais está relacionado a questões históricas. Com isso, pessoas que possuíam doenças mentais mais graves eram isoladas da sociedade e tidas como loucos. Esse estigma gerou um enorme preconceito para muitos pacientes que precisam de tratamento.
O preconceito e discriminação leva o paciente a se negar procurar um profissional especialista no seu caso. Na maioria das vezes, a saída que ele encontra é se dirigir ao médico neurologista, o que mantem a desinformação e pode aumentar a gravidade do seu quadro de doença mental.
Para te ajudar a saber diferenciar as funções de cada profissional que trabalham com condições e doenças que afetam o cérebro e a mente, irei te mostra quais suas especializações:
O psicólogo é responsável por diagnosticar, previnir e tratar doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Se dedica em pesquisar e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais dos indivíduos, grupos e instituições, elucidando conflitos durante tratamento. Além de analisar os processos intrapessoais e das relações interpessoais, possibilitando a compreensão do comportamento humano individual e de grupo, no âmbito das instituições de várias naturezas, onde quer que se dêem estas relações.
O psiquiatra é o profissional mais geral que é responsável pelo diagnóstico de desordens mentais, como depressão, ansiedade, esquizofrenia e até mesmo de casos de dependência em substâncias químicas. Ele é o único profissional de saúde mental que pode fazer a prescrição de medicamentos.
O neurologista é responsável por tratar doenças localizadas no cérebro e medula espinhal (sistema nervoso central), nervos periféricos (nervos que conectam o cérebro e a coluna vertebral aos órgãos, como pulmões ou fígado) e músculos. Se dedicando ao estudo e tratamento dos problemas no sistema nervoso.
Contudo, é importante saber que para melhorar sua saúde psicológica e bem-estar geral, é necessário que você consulte um profissional especializado e que irá lhe ajudar a encontrar o equilíbrio e estabilidade emocional.
Com todo carinho
Sua psicóloga
Sâm
O conteúdo é apenas reflexivo e não substitui a psicoterapia para informações acesse link abaixo.
Sâmara Gomes
Psicóloga Clínica - CRP 22/00695
Sâmara Gomes
Psicóloga Clínica - CRP 22/00695
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta-feira
das 08h às 21h.
©Copyright 2023 - - Sâmara Gomes. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Robson Ribeiro